TÜV Rheinland do Brasil Brasil
» Serviços
» Laboratórios
» Sala de Imprensa
» Newsletter
» Cursos e Treinamentos
» Solicitações de Orçamento
» Regras para Certificação e
   Declaração de Imparcialidade
» Certificados
» Politica de Gestão Integrada
Selo TÜV
Histórico   |    Links   |    Trabalhe conosco   |    Documentos do Sistema de Gestão   |    Mapa do Site   |    Contate-nos
Home > Notícias

Notícia

Programa Onda Limpa caminha para sua finalização


Tramo complementar do emissário submarino foi lançado em Santos, beneficiando populações da cidade e de São Vicente

Um importante passo foi dado no dia 07 de novembro no Programa Onda Limpa: foi lançado ao mar o tramo complementar do emissário submarino de Santos. O duto de polietileno, fabricado no Chile, tem 425 metros de comprimento por 1,80 metro de diâmetro, constituído por 30 peças. Ele foi transportado do Guarujá por 4km até chegar em alto mar, onde foi lançado para se juntar ao emissário submarino já existente. Este novo tramo deverá ser interligado ao existente, beneficiando diretamente as populações de Santos e parte de São Vicente.

Imagem >

A operação levou mais de 13 horas de trabalho, envolvendo a participação de 60 pessoas, dois rebocadores e outros dez barcos. Depois de posicionados e alinhados, 15 mergulhadores cuidaram da operação de afundamento dos dutos, até atingirem 12,5 metros de profundidade.

Nancy Feher do Nascimento, engenheira da Ductor que participa do processo, explica um pouco mais sobre o emissário submarino já existente em Santos. "Ele está localizado na praia de José Menino, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Foi construído pela Sabesp, em tubos de aço, revestido externamente de concreto, de modo a garantir um peso aderente de 150 kg/m, na água do mar. Tem a extensão total de 4.007 m e entrou em operação no ano de 1979."

O Programa Onda Limpa, gerenciado por um Consórcio liderado pela Ductor, deverá estar totalmente concluído até 2012, quando a Baixada Santista passará a ter 95% de seu esgoto coletado e tratado, representando ganhos ambientais extremamente significativos, melhorando a qualidade de vida da sua população e a balneabilidade das praias. "Atualmente, estamos na fase de conclusão das obras nas sete Estações de Tratamento de Esgoto nos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Vicente de Carvalho, Cubatão e Bertioga e nas duas Estações de Pré Condicionamento - EPC, de Praia Grande e Santos, assim como a reforma do emissário de Santos e construção do 3º emissário de Praia Grande. Estas obras estão com previsão de inauguração nos dois primeiros meses de 2010", complementa Nancy.



[Home]



Imagem >
Imagem > Art On Line